O cPainel é um controlador de processos do seu servidor. Se você estiver perdido, clique aqui para ter acesso ao post sobre Servidores.

Por que usar o cPanel?

cPanel é o painel de controle baseado na web mais popular e favorito das maiores empresas de hospedagem. Ele tem uma interface amigável e é popular pela capacidade de gerenciamento de todas as funções da conta de hospedagem com facilidade.

Aprendendo o básico do cPainel

Primeiro passo: Login

Quando você se cadastrou no serviço de hospedagem, você recebeu um e-mail com os dados do servidor. A informação mais importante é  “Endereço do Painel de controle (cPanel): LINK_DO_SERVIDOR” (guarde este e-mail!). Clique no link para ter acesso ao painel cPainel igual a foto. Utilize seu usuário e senha que foi enviado junto com o e-mail.

cpainel

Visão geral

Essa é a cara do cPainel. Veja que eu fiz um contorno em vermelho das áreas mais importantes para nós no momento. Através desse link https://www.hostgator.com.br/tutoriais/, você terá acesso a vídeos explicativos detalhados de todas as operações disponíveis no servidor. Vamos nos focar nas marcadas no momento. É possível que a ordem dos itens estejam diferentes, pois você pode ordenar-lo como quiser. Outra coisa, é que meu cPainel está em inglês por minha opção.

A maioria é auto-explicativa, como por exemplo Chat Online.

  • Chat Online – Utilize para retirar suas dúvidas em geral. Você deverá classificar seu chamado como Problemas Técnicos, Financeiros ou Pré Venda. Em geral, o atendimento é ótimo e bem rápido.
  • Painel de Suporte – Você pode abrir um ticket para o chamado.
  • Registro de Domínios – Nessa área você pode adicionar mais domínios para novos projetos.
  • MySQL Databases – Você cria de maneira bem simples um banco de dados.
  • phpMyAdmin – Deve ser utilizado para gerenciar dados diretamente no banco… Acredito que deve ser MUITO pouco utilizado, porém é importante saber que tem.
  • Video Tutorials – Vídeos explicativos.
  • Change Password – Troca de senha.
  • Email Accounts – Você comprou seu dominio www.MEUDOMINIO.com.br certo? Nessa opção, você pode criar um e-mail com seu domínio, como por exemplo, miguel@meudominio.com.br ou presidente@meudominio.com.br.
  • Webmail – Parecido com o Gmail, porém bem inferior. Ele te dá acesso a um servidor de e-mail, onde você pode acessar sua conta criada acima. Eu não recomendo o uso desse servidor de e-mail, e sim usar o próprio gmail para enviar seus emails criados no exemplo acima, miguel@meudominio.com.br ou presidente@meudominio.com.br. Vamos criar um post ensinando a colocar seu e-mail corporativo no Gmail, então para não perder, se inscreva na nossa newsletter.
  • File Manager – Usado para subir arquivos para o servidor. Vamos abordar futuramente esta etapa no post de criação de websites WordPress. Caso ainda não faça parte do time, se inscreva abaixo para receber as novidades e post exclusivos.

FIQUE ATUALIZADO!

cPainel Importantes

Dúvidas? Me pergunte!

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o tema abordado aqui, me pergunte nos comentários. Estou sempre lendo e posso te ajudar no que precisar.